A QUARTA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ DO R.´.E.´.A.´.A.´.


Introdução

Esta Peça não contém a transcrição da Quarta Instrução de Aprendiz. Só o Maçom que a conhece ou a têm por escrito, poderá entender o conteúdo deste estudo.

A Quarta Instrução do Grau de Aprendiz Franco Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito tem por base dois eixos fundamentais: a Iniciação Maçônica e as noções de conhecimento do Templo Maçônico. Suas abordagens nos remete em lembrança, assimilação e reflexão, à atentarmos para o Simbolismo particular da Ordem, concedendo-lhe pequenas fragmentações dos Mistérios e Alegorias de que estamos ladeados. Certo é que esta Peça não esgota todas as interpretações e alusões da Quarta Liturgia.

 

ASPECTOS IMPORTANTES DA QUARTA INSTRUÇÃO


1.         A Existência da Verdade

A instrução é inaugurada pelo Ven.´.M.´. e 1º Vig.´. declarando que entre eles há uma Verdade, e que esta é a existência de um Grande Arquiteto do Universo e de tudo que existiu, existe e existirá. E que esta crença baseia-se pelo fato de que somos dotados de um livre-arbítrio e discernimento. Doravante, declara-se que o livre-arbítrio dirigido por uma sã Moral, é capaz de distinguir o Bem do Mal.

Ora, há distinção entre Bem e Mal? Ou há distinção sob o ponto de que se observa se algo é Bem ou Mal? Por incrível ao ponto de parecer banal, o Homem necessita de muita análise e cautela para tentar “distinguir” estas duas aspecções. Muitas vezes em nossas vidas, fazemos o Mal achando que estamos a fazer o Bem.

Data vênia, neste ensejo, transcrevo um ensinamento Martinista que diz:
Existem duas crenças fundamentais relativas ao problema do mal considerado como o oposto do bem: a) A crença de que o mundo foi criado por um Ser absoluto em poder, sabedoria e bondade, e sempre permaneceu sob Sua divina direção; b) A crença de que o mal não é uma simples ilusão, mas um poder que existe independentemente de Deus.

Contudo, o bem, para cada homem, é o cumprimento de sua própria lei. O mal é o que se opõe à sua própria lei. O objetivo da existência do homem é o de que, por seu livre-arbítrio, ele aprenda a perpetuar a bondade e a verdade, com felicidade. Ele continuará a ser atacado e punido pelo mal aparente, até que aprenda a reconhecer que o mal provém de se próprio arbítrio[1].

Por alegoria, visualizemos a Balança sustentada por uma Espada. Os pratos da balança indistintamente representam o Bem e o Mal. A Espada que a sustenta é o Operador do Bem e do Mal, que a mantém em equilíbrio para que haja movimento através de seu Livre Arbítrio, sua Liberdade. Para que a Igualdade exista, é preciso haver e manter Fraternidade nas relações.

 Agora, visualizemos o Símbolo exposto no cabeçalho deste documento: temos um Oro Boro; a Balança, um Prumo, o Barrete Frígio; um Delta Sagrado e a imagem do “aperto de mãos”. Analisando, podemos interpretar que os pratos são o Bem e o Mal em equilíbrio graças ao Prumo identificando a Igualdade que proporciona a Fraternidade identificada pelo aperto de mãos. Há a Liberdade representada pelo Barrete Frígio sob o Delta que sustenta o equilíbrio das Forças. Contudo, somente há o equilíbrio porque há um movimento – cíclico - representado pelo Oro Boro.

E o mais importante é refletirmos acerca da Espada, ou melhor, do Delta Sagrado que sustenta as duas Forças, o Bem e o Mal, encimado por um Barrete Frígio e segurando um Prumo. Pela Liberdade e Igualdade, haverá Fraternidade, equilibrando-se as Forças do Bem e do Mal para que haja o eterno movimento vibratório que há tudo dá existência.

A Espada não é boa nem má, a Espada que consagra, também mata. Deus não é bom nem mal, o Deus que consagra também é aquele que mata.

a)        Ser Livre

O que é Liberdade? É extremamente salutar que, como Maçons, usando da mais preciosa ferramenta da Reflexão, encontremos o conceito de Liberdade, tarefa nada fácil.

Considero-me cristão porque creio que todo homem e toda mulher é uma Estrela e como tal, necessariamente, um dia alcançará o Estado Crístico, aquele mesmo que já foi alcançado por Buda , Krishna, Akhenaton, Zoroastro, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Yosef Ben Miria (Jesus, o Cristo), Pitágoras e tantos outros. É o Nirvana, estado Rosacruz, Mestre Maçom Ideal. É o estado de Yeoshua o Grande Iniciado.

Nesta eterna vibração tão existencial que vai desde a constituição da “matéria” até a manutenção permanente do Universo, o homem equilibra-se por entre Colunas, aliás, entre Forças, e assim aplica seu Livre Arbítrio para manter-se em movimento. É uma condição natural, do próprio inconsciente, como uma programação de software. Utilizamos nosso Livre Arbítrio sem darmos conta disto. E isto o que é? É a nossa Liberdade, aquela deste plano.

Nosso dever então é sermos bons, úteis, construtivos, Construtores.

O Princípio Bom é essencialmente Justo e Poderoso e os sofrimentos do homem são uma prova clara de seus erros, portanto, de sua liberdade; de ele ter se afastado do Bom Princípio com o qual teria incessantemente gozado de paz e felicidade. O mal não tem outra origem nem outra existência além da própria vontade do homem livre[2].

Logo, ser Livre é praticar o Bom, o Belo e o Justo, para que a Harmonia impere, a Fraternidade governe e o Amor reine. Ser Livre é estudar e dominar o Vício para que a Virtude resplandeça, desabroche sobre nossas cruzes e seja praticada permanentemente. Ser Livre é manter-se em Oração e Vigília, para que os preconceitos não ceguem, os medos não afugentem e o erro não domine. Por fim, citamos Raymundo D’Elia Junior[3], que nos traz a seguinte lição:

O valor do homem é determinado por ele mesmo, através de sua Liberdade de Pensamento, e da Pureza que sempre deve nortear seus Sentimentos. Que qualidades ele deveria possuir, para ser digno de ser declarado Obreiro da Arte Real?

Dominar a língua – sempre dizer menos do que pensar, sobretudo, não dizer coisas amargas. Pensar antes de fazer uma promessa, e depois não quebrá-la, nem dar importância ao que vai custar cumpri-la. Nunca deixar passar uma oportunidade para dizer algo agradável à pessoa, ou a respeito dela, e deixar que as pessoas sintam a ternura existente. Interessar-se pelos outros, por suas ocupações, por seu bem estar, por sua família, e fazer perceber-lhes a importância dada. Evitar começar uma frase com a pronome pessoal Eu, e não guardar carinho para as grandes ocasiões, pois o Amor se revela em todos os pequenos gestos.

2.         Os Três Estágios de Maturação

No diálogo/debate que ocorre em Ven.´. M.´., 1º e 2º VVíg.´., há três frases que se ssobressaem: (1) os ruídos, as dificuldades e os obstáculos da primeira viagem representam o caos que se acredita ter precedido e acompanhado a organização dos mundos; (2) o ruído de armas que ouvistes em vossa segunda viagem, representa a idade da ambição e os combates que a sociedade é obrigada a sustentar antes de chegar ao estado de equilíbrio; (3) na terceira viagem encontra-se felicidade, porque ela nos mostra o estado de paz e tranqüilidade resultante da ordem e da moderação das paixões do homem, que atinge a idade da maturidade e da reflexão.

Neste sentido, a Antiga e Mística Ordem Rosacruz – AMORC, por seu Capelão no Ritual de Templo, assim proclama:

Para o Ser, nunca houve começo, pois o nada não pode dar origem a alguma coisa. Tudo era trevas antes de surgir a Luz; a Luz, porém, não veio das trevas, pois as trevas são a ausência da Luz. A Luz é um atributo do Ser, uma vez que o Ser é sempre luminoso devido à irradiação de sua energia, causada por seus ininterruptos esforços para existir. A Luz não tinha calor e, assim, o Ser era insensível; a Luz não tinha reflexo e, assim, o Ser não tinha forma. Em seu eterno movimento, o Ser expandiu-se. Múltiplas tornaram-se suas formas e complexa a sua natureza. A crescente complexidade do Ser deu origem à densidade, e a densidade produziu o calor da Luz. Então, surgiram os seres viventes. Com a Vida, veio a sensibilidade do Ser, evoluindo para o esplendor da percepção do Eu! Na consciência humana foram refletidas as glórias do Universo. Em sua profundeza, o Ser tomou forma sensível e a Mente lhe conferiu Suas dimensões. Então, a Luz brilhou, pois refletia, pela primeira vez, a sua própria natureza! (Grifei)

a)                     Representam o caos que se acredita ter precedido e acompanhado a organização dos mundos / Tudo era Trevas antes de surgir a Luz


No Princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um sopro de Deus agitava a superfície das águas.[4]

No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. 

No Princípio, ele estava cm Deus. Tudo foi feito por meio dele e a vida era a luz dos homens; e a luz brilhava nas trevas, mas as trevas não a apreenderam.[5]

É a Ordem sobressaindo-se sob o Caos. Diz Joaquim Gervásio de Figueiredo[6]:

Significa que, assim como “Deus geometriza”, fazendo nascer universos de nebulosas informes, assim a Arte Maçônica transforma o caos da matéria-prima em cosmo harmonioso, colocando a ordem onde reinava a confusão e ascendendo a luz onde imperavam as trevas.

O caos é análogo às Trevas. O caos é a desorganização, é o nada, a não estrutura. O caos é a ausência da Luz. A Luz é a clareza, o sistema, a ordem. Contudo, o mundo não surgiu das Trevas, pois esta é a ausência da Luz. O mundo não surgiu do nada, pois o nada não pode dar origem à alguma coisa. Contudo, se não houvesse Trevas, certamente a Luz não ressoaria e nada superveniente poderia brotar em seu coração.

b)                     Representa a idade da ambição; os combates que a sociedade é obrigada a sustentar antes de chegar ao estado de equilíbrio

Assim como as Trevas serviram de norte (Norte é relacionado à escuridão) para a construção de um advento grandioso, para se chegar ao estado de equilíbrio faz-se necessário o Bom Combate. O equilíbrio é encontrado no caminho do meio, e o Homem é recorrentemente tentado a pender mais para um lado do que para o outro, e isto é seu permanente Combate.

No Templo da Sabedoria, vemos duas Colunas a qual a Bíblia menciona estarem erigidas à entrada do Templo de Salomão, no Livro dos Reis. Essas Colunas já são conhecidas de tempos antigos, muito antes de Salomão, e seu simbolismo vai além do meramente arquitetônico.

O simbolismo das duas Colunas representam também a oposição que existe na natureza. Esses pilares, na aparência, são postos entre si; mas , duas condições produzem necessariamente uma terceira; esta última, seja ela qual for, cumpre uma função intermediária e, assim, a oposição dos dois pilares é harmonizada por essa nova condição e conduzida para a unidade. Essa é lei do equilíbrio ou do meio termo, é o princípio conciliador. O bem e o mal, a vida e a morte, o ser e a substância, o espírito e a matéria, constituem as oposições da vida representadas pelos dois pilares. Cabe ao buscador reconhecer esses opostos e encontrar entre eles o que explica suas oposições aparentes e também estabelece a harmonia entre elas[7].

Com efeito, as únicas lutas que o homem é constantemente forçado a travar e vencer, é o Bom Combate que ele trava contra suas paixões, suas manias desgraçadas, seus Vícios, suas inconstâncias no caminho da Luz e da Verdade. É, contudo, neste combate de contrários aparentes que ele poderá penetrar no Templo da Sabedoria e equilibrar suas forças. Assim, com o equilíbrio das forças em seu poder, o homem tornar-se-á no Grande Iniciado, Reparador Divino, Christus.

Assim, a idade da ambição é a vontade desregulada e desmedida do homem, em querer ter tudo sem ao menos Ser. A sociedade só trava guerras porque é o homem quem possui paixões e orgulhos. Equilibrando-se internamente, a Paz se fará no mundo manifesto. Trata-se do desabrochar da Rosa sobre a Cruz. Controlando os Vícios, as Virtudes serão.   

c)                     Por que encontrastes facilidade em vossa terceira viagem? Porque ela nos mostra o estado de paz e tranqüilidade resultante da ordem

Para haver equilíbrio por entre Colunas, entre contrários (que em verdade são aparentes), deve haver um terceiro princípio. Analogamente, é a terceira viagem que o homem realiza após ter vivenciado os dois princípios aparentemente oposicionistas entre si representados pelas Colunas. Oswald Wirth assim leciona:

A facilidade desta viagem é um efeito da perseverança do candidato, que soube opor a calma e a serenidade ao fogo das paixões (princípios das Colunas). Ele é tornado apto a julgar de maneira são; é isso que lhe permite penetrar até o foco central do conhecimento abstrato simbolizado pelo Palácio de Plutão (Coluna vermelha junto à qual o Aprendiz recebe seu salário). O Iniciado permanece em meio às chamas (paixões ambientes) sem ser queimado, mas ele se deixa penetrar pelo calor benfazejo que daí se destaca[8].

A terceira viagem é marcada pela Purificação pelo Fogo. Ele simboliza o estado de consciência atingido por quem recebe a Iluminação, a Sabedoria Divina. Por isso os Messias, profetas e Mestres sempre são descritos como seres que contemplaram o Fogo Divino ou foram por Ele consumidos. Desde a mais remota antiguidade, o fogo fez a parte integrante das cerimônias religiosas. Nos templos do antigo Egito, da Grécia e Roma, uma chama sagrada brilhava perpetuamente sob a proteção de jovens sacerdotisas, ora chamadas de Vestais – em decorrência de uma Ordem feminina dedicada à deusa Vesta em Roma; ora chamada de Columbas – Ordem feminina do antigo Egito e Grécia. Esta tradição é simbolicamente mantida atualmente pelas Columbas da Ordem Rosacruz AMORC e muito bem lembrada pela existência da Chama Votiva na Maçonaria e na Tradicional Ordem Martinista, no Altar do Venerável Mestre.

Conclusão

Para estar em condições de receber a Luz da Verdade, é necessário que o Homem desvencilhe-se de seus preconceitos, de seus vícios, de suas paixões. Neste sentido, ele deve caminhar por entre obstáculos corruptos e inóspitos, seguro em sua Perseverança e confiante no Altíssimo. Não há salário sem trabalho, e para cada mérito há um determinado esforço.

Bibliografia

1 –    AMORC, Ordem Rosacruz. Glossário de Termos e Conceitos da Tradição Rosacruz. 2012. 1ª Edição. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordo Rosae Crucis;

2 –    WIRTH, Oswald. A Franco-Maçonaria Tornada Inteligível aos seus Adeptos – O Aprendiz. 1995. 1ª Edição. São Paulo: Pensamento;

3 –    TOM, Tradicional Ordem Martinista. Manuscritos do Martinista. 2013. Curitiba: Grande Heptada Martinista da Jurisdição de Língua Portuguesa da Tradicional Ordem Martinista;

4 –    Bíblia de Jerusalém. Gênesis, Cap 1, Vers. 1  e 2. 2012. 8ª Impressão. São Paulo: Paulus;

5 -     Bíblia de Jerusalém. Evangelho Segundo São João. Prólogo. Cap. 1, Vers. 1 ao 5. 2012. 8ª impressão. São Paulo: Paulus.

6 –    D’ELIA JUNIOR, Raymundo. Maçonaria – 100 Instruções de Aprendiz. 2013. 1ª Edição. São Paulo: Madras;

7 –    DA CAMINO, Rizzardo. Dicionário Maçônico. 2010. 3ª Edição. São Paulo: Ed. Madras;

8 –    MACKEY, Albert Gallatin. Os Princípios das Leis Maçônicas – Volume II. 2009. São Paulo: Universo dos Livros;

9 –    SAINT MARTIN, Louis Claude de. Dos Erros e da Verdade. 2011. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordo Rosae Crucis.

10 – FIGUEIREDO, Joaquim Gervásio de. Dicionário de Maçonaria. 2011. 17ª Edição.  São Paulo: Pensamento-Cultrix.

______________________________
Ir.´. M.´. Inst.´. André Fossá
Aug.´. Resp.´. Loj.´. Simb.´. Cavaleiros do Oriente nº.18
Fraiburgo – Santa Catarina
Dedicado ao Querido Ven.´. M.´. Ir.´. Osmar Antônio do Valle Ransolin



[1] Tradicional Ordem Martinista – TOM.. Segunda Etapa. Manuscrito 6. Pg. 3.
[2] Louis Claude de Saint Martin. Dos Erros e da Verdade. Pg. 69.
[3] Raymundo Délia Junior. Maçonaria – 100 Instruções de Aprendiz. Pg. 178-179.
[4] Gênesis, Cap 1, Vers. 1  e 2. Bíblia de Jerusalém.
[5] Evangelho Segundo São João. Prólogo. Cap. 1, Vers. 1 ao 5. Bíblia de Jerusalém.
[6] Dicionário de Maçonaria. Pg. 312.
[7] Tradicional Ordem Martinista. Segunda Etapa. Manuscrito 4. Pagina 3.
[8] Oswald Wirth. A Franco-Maçonaria Tornada Inteligível aos seus Adeptos – O Aprendiz. Pg. 82.

2 comentários:

  1. Não encontrei correspondência entre o texto produzido e a quarta instrução, pois esta não faz menção ás viagens. Solicito esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, no comentário anterior, onde trato da 4ª Ins.'. de Apr.'. M.'., eu não fiz referência ao proprietário do Blog, nosso ir.'. Prof. Pedro Rocha. Parabéns pelo Blog meu irmão.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...