A PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ



Como qualquer criança recém-nascida, o Aprendiz é tomado por uma intensa curiosidade por tudo que está a sua volta, o significado dos símbolos, a linguagem, a postura. Queremos beber a taça em um único gole, toda de uma só vez... E nossos Mestres, com a paciência e misericórdia de atenciosos pais, procuram amorosamente nos ensinar a postura correta de nosso corpo para facilitar os primeiros trabalhos de desbastamento da pedra bruta, sem que nos desestimulemos frente ao cansaço que vez por outra começam a abater nosso corpo e nosso espírito.

Assim como não existe uma criança que não deseje atingir prontamente a vida adulta, não há Aprendiz que não deseje tornar-se rapidamente um Mestre. Embora tanto uma como o outro não compreenda que se tornar um adulto assim como um Mestre, é na verdade assumir grandes responsabilidades.

Ser um aprendiz, um Aprendiz ativo e inteligente que desprenda todos os esforços para progredir iluminadamente no caminho da Verdade e da Virtude, realizando e pondo em prática a Doutrina Iniciática, é sem dúvida muito melhor que ostentar o mais elevado grau maçônico, permanecendo na ignorância dos princípios e fins sublimes de nossa Ordem.

Não devemos ter demasiada pressa na ascensão a graus superiores. Compreender efetivamente o significado dos símbolos e cerimônias que constituem a fórmula iniciática deste grau, procurando a sua prática todos os dias da vida, é muito melhor que sair prematuramente dele, ou desprezá-lo sem tê-lo compreendido.

A condição e o estado de aprendiz referem-se, de forma precisa, à nossa capacidade de apreender; somos aprendizes enquanto nos tornamos receptivos, abrindo-nos interiormente e colocando todo o esforço necessário para aproveitarmos construtivamente todas as experiências da vida e os ensinamentos que de algum modo recebemos.

Estas qualidades caracterizam o Aprendiz e o distinguem do profano. No profano, prevalecem a inércia e a passividade, e, se existe um desejo de progresso, uma aspiração superior, encontram-se como que sepultados ou sufocados pela materialidade da vida, que converte os homens em escravos completos de seus vícios, de suas necessidades e de suas paixões.

A Autoridade dos Mestres é simplesmente Guia, Luz e Apoio para o Aprendiz, enquanto não aprender a caminhar por si mesmo, mas seu progresso será sempre proporcional os seus próprios esforços.


O esforço individual é condição necessária para este progresso. O Aprendiz não deve contentar-se em receber passivamente as ideias, conceitos e teorias vindas do exterior, e simplesmente assimilá-las, mas trabalhar com estes materiais, e assim aprender a pensar por si mesmo, pois o que caracteriza a nossa Instituição é a mais perfeita compreensão e realização harmônica de dois princípios de Liberdade e Autoridade, que se encontram em tão franca oposição no mundo profano. Cada um deve aprender a progredir por meio de sua própria experiência e por seus próprios esforços, ainda que aproveitando segundo seu discernimento e experiência daqueles que procederam nesse mesmo caminho.

Pela ordem natural das coisas, não é possível se polir uma pedra bruta, sem antes desbasta-la. Por isso os instrumentos dos Aprendizes são: a régua de 24 polegadas para apreciarmos às 24 horas do dia com critério, na meditação, no trabalho e no descanso físico e espiritual; o maço significando que é preciso por em prática as criações do cérebro e coração; e o cinzel mostrando a perseverança das nossas atitudes para chegarmos à perfeição.

Mas, antes de tudo, aprendamos o que é a Ordem em sua essência, quais foram suas verdadeiras origens; o significado da Iniciação Simbólica pela qual fomos recebidos; a Filosofia Iniciática da qual provêm os elementos, o estudo dos primeiros Princípios e dos símbolos que os representam. Receberemos assim o salário merecido como resultado de nossos esforços e tornaremos obreiros aptos e perfeitamente capacitados para o trabalho que de nós será exigido.

Araxá-MG, 17 de Outubro de 2005.

Gustavo Souza Miranda Sacchetti


REFERÊNCIAS:
Aprendiz Maçom – Instruções Grau 1, R .’. E .’. A .’. A .’. - Ritual de 1928
Simbolismo do Primeiro Grau, Rizzardo da Camino
Iniciação Maçônica: O Parto do Homem Perfeito, Walter de Oliveira Bariani
Ir .’. Dalvo Ferreira Leite

15 comentários:

  1. Leônidas Nogueira de Souza23 de junho de 2012 às 18:31

    Prezado Ir.:,
    Muito interssante o seu artigo. Realmente o Aprendiz-Maçom é uma verdadeira criança que vai à escola pela primeira vez. Desconhecedor de tudo à sua volta, torna-se, desculpe-me a força de expressão, uma verdadeira coruja: só observa. Parabéns. Um F.: A.:
    Leônidas Nogueira de Souza, V.: M.: da ARLS DEUS E FRATERNIDADE DE PARACURU - 108 - GLMEC

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ir.:,

    Gostei muito do seu artigo. Fui iniciado neste mês, e realmente me sinto como uma criança que frequenta seu primeiro dia de aula, com sede para entender todas as novas informações. Foi muito bem colocada no seu artigo à ansiedade que cerca o aprendiz, realmente, estava, e ainda estou, (por isso encontrei esse artigo), muito ansioso para aprender e entender tudo que cerca o simbolismo e os ideais da Ordem.

    Mais uma vez, um artigo muito bem escrito, por alguém que já passou pela ansiedade que estou passando neste momento, e agradeço pela orientação que o mesmo me trouxe, tem que ter paciência e ao mesmo tempo muita perseverança.

    Abraços

    Ir.: Gustavo da Costa Ferreira.
    gustavodacosta86@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Senhores, gostaria de saber algo: a Idade de 27 anos é considerada adequada para entrar na Maçonaria? Ou ainda seria muito novo?

    E quanto à entrada: DEVO esperar que um dia, algum Mestre me convide, ou posso requerer este convite junto a algum? Isto é considerado deselagante, de alguma forma, buscar o mestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Amigo.
      A sua idade não é nenhum obstáculo para o ingresso na nossa Ordem, desde que você possua os requisitos básicos exigidos.
      Procure um Maçom e manifeste sua vontade.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Prezado amigo,
      Sua idade não é problema, se realmente vc tiver apto a ser um maçom, aguarde um convite ou um contato de alguma loja.

      abs

      Excluir
  4. Ir.´. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos com os aprendizes, é muito importante. T.´.F.´.A.´.
    Paulo Rogério Haüptli

    ResponderExcluir
  5. ir.'. fico muito agradesido por sua gentilesa desta publicação desta materia não sou iniciado ainda e loja mais ja mi comsidero um aprendis maçom graça au grande arquiteto do universo mi afilei-mi au I.'.P.'.E.'.P.'. e tenho seus manuscritos maçonicos antigos e dos dias atuas ja fui en um tenplo e conversei com um irmão maçom e pegou me nome e telefone e estou esperando ver si vou ser chamado tenho muita fe no grande arquiteto do universo qui e deus deixo aqui meus agradesimento pela maravilha desta obra .ass.A.'.O.'. DA S.'. um tr.'.fr.'.abr.'.

    ResponderExcluir
  6. Prezados tenho orgulho de estar sempre lendo essas postagem a um tempo venho acompanhado aqui ou entre outros sites, não sou um maçon más tenho vontade de ser, de estudar e aprender peço desculpas mais eu concordo plenamente que "O aprendiz é realmente uma criança". Deixo aqui meu T.'.F.'.A sou Antonio Marcos dos Santos e meu e-mail: antoniomarcos.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto ! Iniciei dia 20 passado , e realmente o Nobre Ir.'. Descreveu perfeitamente nossos sentimentos e vontade de aprendreu a Arte Real o mais rápido possível, seguirei vosso concelho , tudo ao sru tempo , edtudar a simbologia é muito imortante para nosso crescimento . T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  8. Mais um grande aprendizado contigo nesse valioso blog, meu Ir∴
    Mais uma vez agradeço a disposição e dedicação em escrever tão importante trabalho.

    Eu sinto, graças ao G∴A∴D∴U∴ essa sede de sair aprendendo tudo. Leio rotineiramente o Ritual do Aprendiz, vejo todos os dias novos artigos e reflexões (como estou vendo nesse blog). Recentemente assisti uma palestra sobre Alquimia, e já estou com vontade de me aprofundar no assunto, ler livros, etc. E gosto disso, mas sei que preciso entrar num equilíbrio.

    Busco me organizar, para que essa ânsia não me atrapalhe no trabalho básico, não no sentido de simples, mas sim da base, do fundamento, pois nessa rocha é que erguemos nossa L∴.

    É gratificante ler um artigo de alguém que já passou pelo que passamos, pela sede de novos conhecimentos da forma mais rápida possível, e depois pela consciência de saber que ser rápido não é o mesmo que ser eficiente.

    Um T∴F∴A. Espero que continuem sempre publicando esses aprendizados maravilhosos.

    Djoni de Araújo Neves Filho
    djonifilho@icloud.com
    Apr∴M∴ - A∴R∴L∴S Fraternidade Caucaiense nº 63
    G∴L∴M∴E∴CE∴

    ResponderExcluir
  9. O aprendizado é constante em nossa vida, e com certeza este artigo veio agregar mais conhecimento e motivação em minha jornada.
    Parabéns Ir∴ , T∴F∴A
    Helizelton Cezar Pereira A∴M∴
    Helizelton@hotmail.com
    A∴R∴L∴S∴ LIBERDADE e JUSTIÇA nº 3837

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ir∴ texto espetacular, estou me aprofundando no conhecimento da Sublime Ordem, que GADU continue nos ajudando T∴ F ∴ A ∴

    ResponderExcluir
  11. Prezado Ir∴
    Excelente texto, a ansiedade realmente nos toma.
    No entanto é importante lembrar que para todo nível existe um tempo, como toda arvore tem seu tempo para gerar bons frutos.
    T∴F∴A∴
    A∴R∴L∴S COLUNAS DA VERDADE E FRATERNIDADE nº 167

    ResponderExcluir
  12. caro Ir∴
    Parabéns por compartilhar os seus conhecimentos ico grato acacia 39 Jacunda PA ∴

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...