OS FILHOS DA VIÚVA


A portentosa obra que narra a Bíblia Sagrada como “O templo de Salomão” foi erigida no século XI a.C., no topo do Monte Moriá, na eira de Ornã, em Jerusalém, numa faixa de terra adquirida pelo rei Davi para esse fim.  Este teria informado a seu filho, Salomão, que o referido templo não poderia ser edificado em outro local porque fora ali o lugar escolhido não por sua vontade, mas por inspiração divina.

Ao mesmo tempo, teria dito a Salomão que ficasse encarregado de tornar realidade o seu ambicioso intento, porque ele próprio, por sua conduta (às vezes pecaminosa), sentia-se envergonhado, desonrado e indigno perante os deuses, para invocá-los, ainda que pelo mais justo motivo. Portanto, era para o Rei Davi, uma situação de incompatibilidade, ele que se sentia impuro, tentar uma aproximação com o Ser Supremo construindo templo em seu louvor. Deveria primeiro passar por um processo de purificação, pensava ele. 

A construção teve início no quarto ano do reinado de Salomão e prosseguiu por sete anos ininterruptos até chegar à sua conclusão final.  Trabalharam na mencionada obra aproximadamente cento e cinqüenta mil operários.

O grande arquiteto e artífice a quem Salomão confiou a construção do referido Templo chamava-se Hiram Abiff. Ele morreu quando a obra ainda se encontrava em andamento, assassinado por três maus operários que trabalhavam sob suas ordens.

Nos registros bíblicos há uma lenda na qual Hiram aparece como figura central. Esta lenda que, segundo cláusulas pétreas constantes dos princípios normativos universais da Ordem Maçônica (os “landmarks”), obrigatoriamente, deve ser do conhecimento de todo maçom quando da sua ascensão ao terceiro grau, narra com clareza as invejáveis qualidades de que era possuidor aquele renomado artífice e arquiteto, que se tornou um mito por ter sido ele o responsável pela construção do primeiro grande templo de toda a história das civilizações e pela trágica forma como sua vida foi desfeita.

Hiram, segundo relatos bíblicos e históricos, nasceu na cidade de Tiro e ali residiu até se transferir para Jerusalém a fim de dar cumprimento ao pacto que houvera assumido com o Rei Salomão. No curso da obra que já se encontrava quase pronta teria ele sido assassinado em seu interior. 

De modo confuso, a Bíblia Sagrada nos dá conta de que Hiram teria sido filho de uma mulher da tribo de Dan e de um homem tírio chamado Ur, que significa “forjador de ferro” (II Crônicas, 10), ou filho de uma viúva da tribo de Naftali (Reis I, 7:13). 

Crê-se que a afirmativa mais convincente é a que consta de Reis I, Capítulo 7, versículo 13, pois a história em seus valiosos registros descreve que, ante a falta que a morte do famoso arquiteto do Templo fez à sua mãe, os bons operários que ali continuaram trabalhando a tomaram como a mãe de todos e passaram a se tratar como irmãos.

A partir de então, igualmente, passaram a se reconhecer como “os filhos da viúva”, da mesma forma como a história da Ordem Maçônica também trata do assunto demonstrando que o mesmo tem algo a ver, de maneira lógica, com a figura da viúva da tribo de Naftali acima citada. 

O laço afetivo criado entre aquela mulher e os bons operários que trabalhavam na construção do referido templo teria sido estabelecido bem antes da morte de Hiram e não se formou por mero acaso. Lá, no enorme canteiro da obra, até onde qualquer um teria permissão para chegar, ela comparecia com freqüência.  

O filho ia ao seu encontro acompanhado de alguns mestres. Dela recebia água e alimentos em quantidade suficiente para que ele e os que se achavam em sua companhia igualmente se servissem. Hiram era quem a sustentava. Após a sua morte, ela teria se tornado uma mulher à beira da miséria, faminta e doente, vivendo da caridade alheia e mesmo assim permaneceu perseverante em sua generosidade.

 Todos os dias como sempre fazia, continuou indo até à orla do canteiro de obras para levar água aos operários e para dividir com eles os alimentos que houvera  mendigado em sua peregrinação, de casa em casa, no dia anterior.

Acredita-se que dessa lendária narrativa derivou a alegoria da mãe viúva de coração generoso, aquela que a todo custo quando necessário, mesmo sem nada ter a oferecer, se esforça em amparar os filhos, tirando do pouco que lhe resta o que é possível arrancar para sustentá-los. Essa é a figura que lembra a mãe de Hiram, a viúva de coração extremamente bom que passou a ser considerada, já na época da construção do Templo de Salomão, a mãe de todos os maçons.

A partir do ano de 1.717 da nossa era, quando a maçonaria revigorou-se ainda mais, passando a ser uma instituição de forma definida, a imagem da viúva mãe de Hiram deixou de ser assim considerada para fazer-se representada por uma nova imagem, a da Loja Maçônica. Esta é hoje tida como a mãe de seus iniciados, concebida como viúva, carente, porém de coração generoso. 

O fato se justifica por ser a Loja Maçônica aquela de dentro da qual o homem profano, quando da sua iniciação, renasce como um novo homem, justo e perfeito, para uma nova vida, a vida maçônica.  

Ir.´. ANESTOR PORFÍRIO DA SILVA

3 comentários:

  1. Fraterno Abraço.
    Não sou Maçom.
    Mas gostaria de parabeniza lo pelo magnífico trabalho acima.
    São trabalhos assim que nos inspiram a buscar constantemente a sagrada luz.
    Luz que nos liberta de um mundo de escuridão.
    Atenciosamente:
    leonardo mendonça
    leon_oliv_mend@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito elucidativo o texto. Gostaria de saber mais. breno@ceacaru.com.br
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, pra saber mais sobre o assunto você terá que ser iniciado na ordem.

      Excluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...