MITOLOGIA E SIGNIFICADO DE BAPHOMET


Para entender a criação e a falsa associação desta figura meio homem meio bode com a Maçonaria, teremos que seguir um longo e tortuoso caminho iniciando no século XII.

Depois da Primeira Cruzada, no ano 1119 em Jerusalém, surge um pequeno grupo de militares formando uma ordem religiosa tendo como seu principal objetivo proteger os peregrinos visitantes à Palestina. Ficaram conhecidos como os Cavaleiros Templários.

História, história e mais história... E os Templários deixaram de existir, e muitos de seus membros, inclusive Jacques de Molay foram torturados e obrigados a se declararem "réus confessos" para uma miríade de crimes, inclusive uma lista 127 acusações e 9 subitens! Estas incluíram tais coisas como a “reunião noturna secreta”, homossexualismo (embasado no símbolo da Ordem, que é dois soldados montando o mesmo cavalo), cuspir na cruz, negar a Cristo, etc… Entre as acusações contra os Templários havia uma que haviam produzido algum tipo de “cabeça barbuda”. O tal do Baphomet.

Após ser torturado por 7 anos, o Mestre Jacques de Molay acabou, após sua prisão, queimado vivo em praça pública com fogo brando e muitos templários foram mortos, outros fugindo para outros países. O que vem a ser exatamente o "Baphomet" nunca foi descrito pela Inquisição, mas é fácil perceber que se trata de uma confusão feita pela Igreja dos ritos antigos egípcios, gregos e romanos.

Mais de 500 anos depois dos Templários, em 1810 na França, nasce Alphonse Louis Constant, filho de um sapateiro que mais tarde, após abandonar o segmento de estudos dogmáticos do catolicismo, seguiu o caminho esotérico e adotou o pseudônimo judeu de Eliphas Lévi, que dizia ser uma versão judaica de seu próprio nome.

O trabalho de sua vida foi escrever volumes enormes sobre Magia que incluíam comentários extensos sobre os Cavaleiros Templários e o Baphomet.
Existem várias teorias, inclusive a de que seria um relicário contendo a cabeça de João Batista ou a cabeça de Cristo, a Mortalha de Turin, uma imagem de Maomé (o pai da religião islâmica) entre outras.

Mas para analisarmos como esta figura foi parar nas mãos dos ignorantes, precisamos conhecer quem foi Leo Taxil (seu verdadeiro nome era Gabriel Antoine Jogand Pagès).

Taxil havia sido iniciado na Maçonaria.'., mas fora expulso ainda como aprendiz. Por vingança, acabou por inventar uma ordem maçônica "altamente secreta" chamada Palladium (que só existia na imaginação fértil de Taxil) supostamente comandada pelo G.'. M.'.  da Maçonaria.'. na época. Seu objetivo, então, era revelar à sociedade tal misteriosa e maléfica Ordem ao seu ponto de vista.

Ficou famoso com isso e ganhou uma audiência com o Papa Leão VIII em 1887. Assim, a Igreja Católica alegremente patrocinou e financiou a campanha de Taxil, inclusive a edição de seus livros.

E no panfleto de lançamento do livro de Taxil pode-se ver Baphomet com algumas modificações e um avental Maçônico cobrindo o falo.

Em suma, Baphomet nasceu de uma lenda dos Templários, ganhou forma nas mãos de Eliphas Leví  e foi associado à Maç.'. por Leo Taxil.

A fraude, apesar de ter sido revelada por seu criador, continua e é aceita como "verdade absoluta e incontestável" por novas gerações de religiosos de má-fé.
Desta forma, a Maçonaria.'. é difamada por uma acusação absurda e também por aqueles que pensam ser religiosos corretos e acabam por perpetuar uma mentira inconscientemente.

E daqui adiante, o resto é história.
Pesquisa:
 Ir.´. Daniel Martina

3 comentários:

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...