A MAÇONARIA E O LIVRO DA LEI




Ao nos aprofundarmos nos estudos de Maçonaria, podemos encontrar no Livro da Lei (Bíblia) muitas passagens no que diz a respeito à simbologia e ritualística.
Podemos citar alguns como:

BATERIA 
À porta do Templo (Lucas - cap. 11, ver. 09).
        - Batei e sereis atendidos.
        - Pedi e recebereis.
        - Procurais e achareis.

 INICIAÇÃO
Viagens  – Encaminharei os cegos para a estrada que não sabes. Fá-lo-eis andar por veredas que sempre ignoraram (Isaias - cap. 42, ver. 16).

Purificação pela água e pelo fogo – Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo não te queimarás nem a chama arderá em ti. (Isaias - cap. 43 ver. 02).

Nem nu nem vestido – Não te chegues para cá. Tiras as sandálias dos pés porque a terra que estás é terra santa. (Êxodo- cap. 03 ver. 05).

 - Então disse o Senhor:  Assim como Isaias, meu servo andou três anos despido e descalço...  (Isaias - cap. 20, ver. 03)

ESPADA FLAMEJANTE – O Vem.’.M.’., depois de o iniciado receber a “Luz” o proclama Maçom, por três vibrações ou fagulhas do fogo divino. Simbolicamente morto para o mundo profano o iniciando se habilita para uma nova vida.

“E expulsou o homem, colocou Querubins no oriente do Jardim do Éden, e o flamejar de uma espada para guardar o caminho da árvore da vida”.
(Gênesis - cap. 03, ver. 24).

SIGILO MAÇÔNICO – Edificava-se o Templo com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu no Templo quando o edificavam. (Reis III - cap. 06, ver. 07).

PEDRA BRUTA – “Chegando-vos para ele a pedra que vive, rejeitada pelos homens, mas para Deus, eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual...”. (1º Livro-Epist. de Pedro – cap. 02, vers. 04 e 05).

 A TAÇA SAGRADA – “Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma cheio de mistura, dele dá a beber, servem-nos até escórias, todos ímpios da terra”.   (Salmo – cap. 75, ver. 08).

AMOR AO PRÓXIMO – O ritual do 1º Grau é abundante de citações de amor Ao próximo.

“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é que vos ameis uns aos outros”.  (1º livro – Epist. De S. João, cap.03, ver. 11).

OS TRES PASSOS DO APR.'. – Os passos em esquadria significam que o passo é justo, é reto. Significa que a retidão é necessária a quem deseja vencer na ciência e na virtude.

“A vereda do justo é plana; tu que és justo, aplanas a vereda dos justos”.(Isaias – Cap. 26, ver. 07).

 LOJA JUSTA E PERFEITA -  Para uma Loja ser justa e perfeita é necessário sete IIr.'. .....“A sabedoria edificou a sua casa e lavrou suas sete colunas”. (Prov. – cap. 09, ver. 01).
 A RECONCILIAÇÃO COM TEU IR.'.- Maçom inimizado ou não reconciliado com seu Ir não deve entrar em Loja.

“Lembrarás que se teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com ele e então voltando, faça tua oferta. (Matheus – cap. 05, vers. 23 e 24).

 O OLHO QUE TUDO VÊ – Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos a seu clamor”. (Salmos – cap. 34, ver. 15).

 BENEFICÊNCIA MAÇÔNICA – Quando, pois deres esmola, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.

Em verdade vos digo que eles receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola faça que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita. (Matheus – cap. 06, vers. 02 e 03).

 TRANSMISSÃO DA PAL.’. SAGR.’. - Segundo a lenda, quando da construção do Templo de Salomão, a Palavra dos Mestres era conhecida por três personagens que tinham o poder de comunicá-la de maneira que a ausência ou desaparecimento de um só dentre eles, tornava-se essa comunicação impossível.

E, uma Loja, efetivamente, não poderá ser aberta sem a presença de no mínimo três Mestres.

“Uma palavra me foi dita em segredo e os meus ouvidos perceberam o sussurro dela”.(Jó – cap. 04, ver. 12).

 Trab.’. – Ir.’. Gerivan Melo Maciel

Pesquisa e digitação – Ir.’. José Carlos Lopes  
28-02-2010
                     “ASSIM DEUS NOS AJUDE”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...