LUZ, TREVAS E TEMPO


Vamos falar um pouco sobre os Três Pontos. O triângulo, Símbolo com varias interpretações, aliás, conciliáveis: Luz, Trevas e Tempo; Passado, Presente e Futuro; Sabedoria, força e Beleza; Nascimento, Vida e Morte; Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Três são os pontos que o Maçom deve se orgulhar de  por o seu nome, pois estes três pontos, como o Delta Luminoso e Sagrado são emblemas dos mais respeitáveis e representam todos os ternários conhecidos e, especialmente, as três qualidades indispensáveis ao Maçom: Amor ou Sabedoria, vontade e inteligência.

Estas qualidades são inseparáveis umas das outras, pois devem agir em perfeito equilíbrio, sendo que se estas qualidades estiverem isoladas, poderá acontecer o pior. Um ser dotado unicamente de vontade, mas sem o sentimento afetuoso e desprovido de inteligência, será um bruto.

Estando ele dotado de inteligência, mas sem vontade e Sabedoria, que é a expressão do amor, será o pior dos egoístas e inúteis. Tendo ele Amor, mas sem Sabedoria, nem sombra de vontade e inteligência, sua bondade será inútil, suas aspirações condenadas a não darem em nada, porque não serão, jamais, acionadas por uma vontade forte, agindo sob o controle da razão.

O Maçom, dotado de vontade e inteligência, mas sem o afeto por seus semelhantes, será condenado a desaparecer. Possuindo coração e inteligência, mas sem vontade e energia, embora não faça mal a ninguém por ser possuidor de boas intenções, jamais as concretizará. A energia unida ao Amor, com certeza teria um melhor resultado, mas com a falta de inteligência não colocará em prática suas belas qualidades, podendo, caso direcionado por uma pessoa contrária ao bem, tornar-se um servidor do Mau, por falta de discernimento.

Bem, devemos cultivar sempre em nossos corações, o Amor, sabedoria, vontade e inteligência, representadas pelos três pontos
.: , sem nunca deixarmos desvencilhar uma qualidade das outras, para que o equilíbrio das razões e emoções ande sempre juntas em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...