A GRANDE MISSÃO DA MAÇONARIA

A Maçonaria está submetida a provas duríssimas, mas resistirá heroicamente todos os golpes de seus próprios filhos e sairá fortalecida sempre, sempre e sempre. Na senda do Mundo há nascido uma árvore nefasta e frondosa: a Crueldade, que produziu ditadores, traidores, corruptos e sem princípios que abusam da confiança do povo em todas as épocas e de todos os tamanhos, cheios de vaidades e ambições, duros de corações, carentes de escrúpulos, inimigos da liberdade de ação e inimigos, portanto da Maçonaria, que tem a Verdade e a Justiça como pilares básicos de seu Templo imortal.

Mas a Maçonaria tem uma missão a cumprir, e a cumprirá a despeito de todos quantos contra ela se voltem. Em saber esperar e em saber resistir está sua força e em ter a Razão contra tudo que seja Escravidão, Ignorância, Fanatismo e Aviltamento, pois o Grande Arquiteto do Universo exercerá eternamente a força derrotando estes inimigos.

Sua grande missão é elevar, iluminar, impulsionar e redimir a humanidade. Dar a conhecer que não estamos sós, (isolados) do mundo. Que seu progresso é o resultado de uma cadeia de homens decididos e virtuosos, assim mesmo os passos dados na senda do progresso são tão curtos tal como exíguo é o tempo que leva a Família Humana na face da Terra comparada com a idade dos planetas. O transito da humanidade pode considerar-se como raiz da arvore que um dia luzirá copa frondosa, sustentada por tronco rijo e idoso do qual somos a primeira célula.

Dizer que assim como o Sol ilumina os bons e os maus, dá calor a todos sem exceção, assim a Maçonaria deve estender seu amor e sua beneficência a todos quantos o rodeiam, sem distinção, sem malevolência e sem rancores, porque tanto como o Amor é fértil o Ódio é estéril, que não se reconheça mais títulos e nem vantagens e que não desvirtue o estreito acatamento à Moral e ao exercício da virtude. Que seja bom, amoroso, honrado e excessivamente virtuoso.

A Maçonaria é a mãe da sabedoria humana, diz ao homem com sublime doçura e amor:

 “Cumpre a tua missão” custe o que custar. O caminho para teu próprio convencimento que queiras seguir, não me importa, para isso te deixo em liberdade de consciência, por isso não pugno por nenhuma religião e te convido ao estudo e a meditação sobre o único livro que há estudado o homem profundamente, e donde ele tem tirado todo o seu conhecimento.

Este livro é o Universo a que pertences. Se nele existe um Deus é Ele a causa criadora, ordenadora. Se esse Deus não existe e em seu lugar só fica a lei da casualidade, será ela a primeira ação geratriz e ordenadora do Universo. E se nada existe será, esse o ponto de partida e, portanto, totalizador desse Universo. Independentemente do teu pensamento verás que o Universo teve forçosamente uma origem que escapa aos ditames de tua razão e deve ter, também, um fim posterior que se esgote em si mesmo, um fim cuja natureza a Maçonaria não te revela e não te ensinará a elucidar porque, humilde, cientifica e razoável, se conforma que viva bem toda a tua vida, com o pensamento de que, se a tua morte sobrevivesse a tua alma, terás preparado teu caminho a percorrer em outra vida e se não existe essa outra vida, nada haverás perdido em viver bem o presente “

A Maçonaria cumpre sua missão incansavelmente, com denodo, valor e perseverança. E sua doutrina é o amor. Não há ser no mundo que não melhore em algo sua alma enquanto ama outro ser, ainda quando se trate de um amor vulgar. E os que não deixam de amar não seguem amando senão porque é a mais divina e ao mesmo tempo a mais profunda virtude humana.

Que a Razão e o Amor lutam primeiro com violência em uma alma que se eleva, mas a Sabedoria nasce da paz que acaba de fazer-se entre o Amor e a Razão, e essa paz é tanto mais profundos quanto mais direitos haja cedido a Razão para o Amor.

Não chegamos a ser verdadeiramente justos senão desde o dia em que nos vemos reduzidos a buscar em nos mesmos o modelo da justiça.

A inteligência ao mostrar-nos por assim dizer, a imensidade de nossa impotência, nos toma a dor de nossa derrota.

Grande é a vontade de Deus, mas não a vemos e isso, se reflexiona, é natural porque todas as dádivas de Deus são invisíveis, como a providencia Paternal, que é espírito puro.
No fundo da humilde vida do justo só são inalteráveis e imóveis a Justiça, a Confiança, a Benevolência, a Sinceridade e a Generosidade.

A missão da Maçonaria universal é espargir os postulados do Amor. Ele nos abre os olhos para muitas verdades pacificas e doces e nos da à oportunidade de conhecer e admirar, em um objeto único, o que não havíamos tido, nem em idéia, concebido em mil objetos diversos. E com isso se alarga nosso Horizonte e mais se estende o alcance de nosso coração.

A Maçonaria forja obrigatoriamente homens de caráter, e se nela ingressam muitos desprovidos desta virtude, fatalmente se afastarão permanecendo Profanos de Aventais.
Sagrada, Sublime missão é a da Maçonaria, com homens desprovidos da maldita vaidade.



Ir.·. Anselmo Quadros
anselmo_quadros@yahoo.com
Or.·. São Paulo SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...