FLAMEJANTE OU FLAMANTE





Adjetivo (do latim flammantis) designa o que expele chamas, o que é brilhante, resplandecente, ardente, abrasado.  Em Maçonaria, o termo mais usado é flamejante, variante de flamante, e não flamígera.

A  Espada Flamejante tem como símbolo, duas interpretações diferentes para a sua origem. A interpretação clássica é bíblica e baseada na expulsão de Adão do Paraíso: "E expulsou-o; e colocou, ao oriente do Jardim do Éden, querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida"
(Gênese - Vers. 3  Cap. 24).

A espada flamejante, entretanto, como símbolo do poder, só pode ser empunhada por um Venerável Mestre em exercício, ou por outro Mestre Instalado. Graças a esse seu peculiar uso, ela pode ser interpretada com base na mitologia grega: com suas doze sinuosidades, ou ondulações, ela lembra a concepção artística do raio, apanágio do principal deus do Olimpo, Zeus (Júpiter, para os romanos). 

Assim, a espada flamejante, que só pode ser empunhada pelo Venerável Mestre, que não pode ser embainhada --- não é possível embainhar o fogo --- e nem encostada no candidato, durante a sagração --- pois o fulminaria --- seria o raio jupiteriano do poder e da majestade.  
      
NOTA:  Flamígero , adjetivo (do latim: flammigerus ) , é o mesmo que flamífero e designa o que traz, provoca, ou gera chamas.

O termo é também aplicado à Estrela e à Espada, em lugar de flamejante.

É preferível, todavia, o vocábulo flamejante, ou flamante, que traduz, mais facilmente, as características dos símbolos (a Estrela é resplandecente e a Espada expele chamas).

Pesquisa:  José Carlos Lopes - M.’.I.’. - Or.’. de Curitiba - PR                       
Do livro: “Dicionário Etimológico Maçônico” - Vol. 4  -  Editora  A Trolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...