COLUNAS ZODIACAIS



Como você reagiria se eu dissesse que as Colunas Zodiacais não são “coisas” da Maçonaria? (pausa para pensar).
Colunas todos nós sabemos o que são; Zodiacais vem de zodíaco, que por sua vez vem do grego: zódia (animais) chegamos até zodiakos (ciclo de animais). Diríamos então que em alguns Templos Maçônicos temos pilares cilíndricos que sustentam o ciclo de animais.
Lógico que o simbologismo ultrapassa a semântica, mas esse conhecimento é oriundo dos Irmãos amantes da astrologia.
Na antiga Caldeia, os estudiosos captaram a imagem vista do céu e elaboraram um mapa que produzisse a passagem do Sol em cada uma das doze partes que fora dividido o referido mapa, cada uma dessas partes tinha elementos astronômicos (planeta, estrela, constelação, nebulosa) e cada parte ganhou um nome, chamado de Signo Zodiacal que é governado por um Astro Regente. Não se pode usar a expressão “Planeta Regente”, pois o Sol (Signo de Leão) e a Lua (signo de Câncer) não são planetas, com o tempo vincularam os Signos com os quatro elementos primários do nosso planeta (Ar, Água, Terra e Fogo).
Mais adiante ainda foram incorporadas características masculinas e femininas que são representadas por triângulos; os ícones astrológicos que estão interligados a triângulos com o ápice para cima possuem virtudes e defeitos típicos dos homens e os com ápice voltado para baixo virtudes e defeitos típicos das mulheres.
De forma resumida temos então: ÁRIES = Marte, Fogo, Masculino; TOURO = Vênus, Terra, Feminino; GÊMEOS = Mercúrio, Ar, Masculino; CÂNCER = Lua, Água, Feminino; LEÃO = Sol, Fogo, Masculino; VIRGEM = Mercúrio, Terra, Feminino; LIBRA = Vênus, Ar, Masculino; ESCORPIÃO = Marte, Água, Feminino; SAGITÁRIO = Júpiter, Fogo, Masculino; CAPRICÓRNIO = Saturno, Terra, Feminino; AQUÁRIO = Saturno, Água, Masculino; PEIXES = Júpiter, Água, Feminino.
A incorporação dessas Colunas aos Templos Maçônicos ultrapassam os conhecimentos da astrologia popular com suas previsões e características pessoais; há belíssimos trabalhos vinculando as Colunas, as Instruções dos Graus, as passagens durantes as Sessões Magnas e até aos Cargos de Loja, lembrando que são interpretações pessoais dos autores o que condiz com nossa situação de Livres Pensadores e Maçons Especulativos.
Você mesmo, quando tiver, oportunidade observe o posicionamento delas e as formas geométricas que podemos traçar no teto da Loja usando por exemplo aquelas que têm o ápice do triângulo voltado para cima.
Mesmo após escrever tudo isso eu ainda lhe digo: as Colunas Zodiacais não são “coisas” da Maçonaria! Você já ouviu falar que nossos Templos foram construídos de acordo com o Templo de Salomão? E no Livro da Lei há a descrição das doze colunas e todos esses símbolos? Portanto as Colunas Zodiacais são elementos de alguns RITOS MAÇÔNICOS e por conta disso não podemos generalizar dizendo que fazem parte da Maçonaria; a maioria dos Templos Maçônicos espalhados pelo mundo foram construídos dentro do traçado dos preceitos do Rito de York, que em seus trabalhos não constam as Doze Colunas Zodiacais e o mesmo acontece no Rito SchröederA intenção deste pequeno artigo é motivar os Irmãos a freqüentarem Oficinas que trabalham em Ritos diferentes aos da sua Loja, há em todos sempre um conhecimento “extra”.
Mesmo na ritualística sempre haverá DIFERENÇAS, nunca DIVERGÊNCIAS, ninguém tem autoridade para afirmar que isto ou aquilo está errado, haverá sempre contextos históricos que explicarão as inúmeras variações encontradas nos Ritos, nas Potências e nas Obediências. A Beleza é feita pela simplicidade, mas a Sabedoria pela complexidade. Lembre-se de visitar, estudar e ensinar, pois todos nós, independente do Grau ou do Cargo, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.
De acordo com o PROMAÇOM cujo programa visa à integração das Lojas Maçônicas, segue anexo, o quadro com as atividades das Lojas que se reúnem na Avenida Brasil nº 478 e, de algumas situadas fora do Palácio Maçônico.
Grato pela atenção.

Enviado pelo Ir.’. Sérgio Quirino Guimarães
ARLS Presidente Roosevelt 025
Grande Loja de Minas Gerais • MG
quirino@roosevelt.org.br

Um comentário:

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...