A PALAVRA VITRIOL DOS ALQUIMISTAS ROSACRUCIANOS


«Visita o interior da terra, retificando encontrarás a Pedra oculta», alude à procura da pedra filosofal Alquímica, num convite à introspecção, à procura do Eu interior, como a expressão inscrita no frontispício do Templo de Apolo em Delfos: Nosce te ipsum (Conhece-te a ti mesmo). A Pedra deve ser entendida em sentido amplo (o que não exclui o da Alquimia física), como a matéria (interior e exterior) que passa de pedra bruta a pedra cúbica, após a sua transformação pela Arte. Esta descida às profundezas da terra é um tema iniciático comum a muitas tradições, como a Egípcia à Grega, e a Maçônica (onde a câmara de reflexões é um lugar subterrâneo onde se morre para o mundo profano).

A Câmara de Reflexões

A Câmara de Reflexões primeiro contato real que nós postulantes, temos com a Maçonaria. Para que melhor a compreendamos, se faz necessário conhecermos o significado da palavra Iniciação etimolog icamente derivada do latim " Initiare - initium "' representa " início ou começo " derivada de " in tere " " ir dentro ou ingressar ".

Em outras palavras, Iniciação é a porta que nos conduz a um novo estado moral ou espiritual a partir do qual se inicia ou começa uma nova maneira de ser ou de viver.

0 símbolo fundamental da Iniciação é a Morte, como estado preliminar à nova vida. Para tal, a Maçonaria nos oferece a Câmara de Reflexões. Apartada como é do Templo, constitui a prova da Terra, a primeira das quatro que simbolizam os elementos da natureza.

Com suas pretas paredes, figurando uma catacumba, cercada de símbolos e de emblemas da morte, inscrições, um galo, um testamento entre outros, revela- nos que cada símbolo, cada frase tem sua própria explicação e importância isolados, mas o conjunto é que nos oferecerá a idéia e a sensação da transitoriedade e insignificância da vida. Neste local, somos levados a conceber novas idéias, introspectar, examinar e comparar tudo o que nos cerca.

Isolados do mundo exterior para nos concentrarmos no estado íntimo do mundo interior, aonde devemos dirigir nossos esforços para chegar à Realidade. É o "gnothi seautón " dos iniciados gregos. É a fórmula hermética V.I.T.R.I.O.L. ; " Visita Interiora Terrae: Rectificando; Invenies Occultum Lapidem " cuja tradução literal é : " Visita o interior da Terra, retificando encontrarás a pedra oculta" .

Significando que devemos ingressar dentro da realidade do próprio mundo objetivo, não contentando nos apenas com o seu estudo ou exame puramente exterior: então, retificando constantemente nosso ponto de vista, a nossa visão , e com os esforços da nossa inteligência ( como o demonstra a cuidadosa retidão dos três passos da marcha do Apr.'.),  poderemos chegar ao uso do compasso junto com o esquadro, isto é, o conhecimento da Verdade livre da Ilusão.

Meus lir.'., todos os dias, todo homem ao fechar os olhos, se acha em sua própria Câmara de Reflexões, então, aproveitemos para usufruir desta dádiva do G:. A:. D:. U.'. para concentrarmos nos no silêncio da alma, isolando todas as influências exteriores; despojemo-nos dos nossos defeitos, erros, vícios e ilusões de personalidade para que possamos caminhar em direção a Luz, ir em busca da verdade e estabelecer no seu domínio o Reino da Virtude.

Libertemo-nos cada vez mais de todas as sombras que escurecem e impedem a manifestação desta Luz Interior que deve brilhar sempre mais clara e intensamente, raiando e destruindo as trevas. Uma vez abertos nossos olhos, para esse estado superior de consciência, teremos reconhecido também essa Luz que, presente em cada um de nós, se manifestar á espontaneamente nos diversos empreendimentos de nossas vidas, nos nossos pensamentos, palavras e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...