CARGOS DE LOJA - O VENERÁVEL MESTRE



Quando falamos em gestão de pessoas é inevitável não abordar o tema liderança, assim Arellano e França (2002) definem liderança como o processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas (Irmãos da Loja e de outras). O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder, seus liderados, um fato e um momento social.

Sabemos que as Lojas Maçônicas são compostas por Irmãos  (pessoas) , porém não há LOJA sem pessoas, logo, não há MAÇONARIA  sem pessoas, e como ter as melhores pessoas (Irmãos) ?

Simples também!

Temos que respeitá-las e tratá-las da mesma forma que gostaríamos de ser tratado. Mas porque isto não acontece se sabemos algumas das principais respostas?
Em minhas conversas com os mais variados tipos de pessoas, percebo que a grande dificuldade em nossa sociedade atual e a questão de lidar com pessoas. Um amigo profano meu disse que está tão cansado das pessoas, em sua empresa, que tem hora que dá vontade de desistir de tudo e se tornar um eremita (pessoa que vive em lugar deserto, isolado).

Nesta conversa disse a ele que o melhor caminho não é este, e muitas vezes é importante ter com quem conversar para desabafar se preferir pode contar comigo. Cada ser humano possui características diferentes como; cultura, pensamentos e atitudes que por muitas vezes acabam comprometendo toda uma equipe ou proporcionando seu crescimento.

Dentre a as atividades de um gestor da Loja (Venerável Mestre), destaco os processo e pessoas, e digo mais, a garantia do sucesso de uma Loja  está em maior parte na gestão de pessoas do que na gestão dos processos maçônicos, quem pensa contrariamente tem todo o direito, mas com o passar do tempo estará com sérios problemas então pense bem em rever seus conceitos.

Dentre as principais características de um bom gestor destaco alguns tópicos:
• Ter facilidade em manter um bom relacionamento interpessoal entre os Irmãos, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, trabalhar em equipe, boa comunicação, saber delegar funções e cargos maçônicos e também identificar as prioridades da Loja;

• Saber tratar e motivar as pessoas de sua equipe, desenvolvendo as mesmas de forma maçônica e pessoal;

• Ter a real noção da importância em disseminar as informações maçônicas  de importância para bom andamento dos processos maçônicos  e pessoas.
• Estar sempre buscando aprimoramento maçônico  para desenvolver melhor suas atividades em Loja;

• Utilizar da prática do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), se utilizando de Valores para assim obter uma Equipe de alta performance;

• Utilizar de educação, respeito, ética, relacionamento interpessoal entre Irmãos, empatia transparência, boa comunicação, facilidade em trabalhar com pessoas para assim poder formar uma boa equipe;

• Saber identificar a pessoa certa para o local certo; profanos certos para serem iniciados;

• Ser um líder utilizando de práticas de coach, estimulando e proporcionando o crescimento de seus liderados;

• Gostar do que faz.

Um bom gestor (VM) é aquele que é capaz de influenciar as pessoas de forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados pela Meta. Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas. Cada um de nós escolhemos ser quem somos o comportamento que teremos, e essas escolhas estão baseadas em nossas crenças, assim é preciso fazer escolhas acerca daquilo em que se acredita e procurarmos ser o melhor que pudermos.

Por fim, estou cansado de ver Veneráveis Mestres, que batem cartão nas Lojas, chegam na hora do trabalho, pica o cartão 5 minutos antes de a Loja começar, quando não chega atrasado.

 Não sabe nem a Ordem do dia, não liga para os irmãos, vomita o ritual, passa as instruções como se opera um “telégrafo”  em código Morse, pi,pi, pi...., não se paramenta de acordo, não motiva a Loja, perde Irmãos do quadro, faz a Loja correr sempre a seu favor, acha que a Loja é dele, não conhece da Ritualística, não conhece de Legislação Maçônica, 

Não conhece regulamentos internos na Loja e nem da Potência, não visita Lojas amigas, não faz e nem vai a eventos maçônicos, não faz tratado de amizade com outras Lojas, não condecora Irmãos, não faz questão de nada, apenas ser o todo mui respeitável Venerável Mestre.

Ao meu ver, posso até estar errado, mas, um VM dever ter o conhecimento mínimo de: administração, contabilidade, direito, finanças, organização e métodos, filosofia, psicologia, comunicação, musica, literatura, marketing, neuro-linguistica, religião, historia geral, sociologia, política e  fora, muito conhecimento da Arte Real.

Se você meu Irmão quer ser o próximo VM em sua Loja, faça uma reflexão, se tens capacidade, se tens estrutura, vai em frente, se não tens seja humilde e  peça ajuda!
Então seja um bom gestor da Loja (VM), esta escolha só depende de Você!

Denílson Forato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...