Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O COMPANHEIRO


O homem no primeiro grau deixa o mundo profano pelo maçônico ou, simbolicamente falando, deixa as trevas pela luz.

Se for dócil aos conselhos, zeloso no trabalho e desejoso de instruir-se é guiado, pela mão do Mestre, até o lugar que ocupam os Companheiros. Se, ao aspirar ao termo fixado para sua educação maçônica, forem felizes suas disposições, se lhe instrui no uso dos instrumentos, tanto em sentido próprio quando simbólico; da forma e da natureza das pedras; da qualidade dos materiais. O Companheiro dirige e vigia os Aprendizes e é o auxiliar dos Mestres.

Recebe novas palavras, novos sinais, novo salário. Seu avental, com a abeta baixada, anuncia o obreiro laborioso e diligente entregue com fervor ao estudo e à prática de sua arte. O trabalho manual cessou: da prática passou à teoria. Encontra-se numa esfera mais elevada e já não caminha com temor e vacilação: é mais segura à senda que percorre e o ponto a que se dirige está mais perto. Tudo é estímulo, ânimo e esperança para ele. Possuindo a ciência das coisas materiais, é instruindo nas morais. O Companheiro goza da satisfação que produz a combinação de ambas aos olhos de seus irmãos e realça, perante os seus, sua própria importância.

A partir deste momento, é-lhe permitida uma nova e nobre ambição. O terceiro e último grau da Maçonaria Simbólica vem a ser então toda a sua esperança. Um Companheiro hábil será sem dúvida um excelente Mestre.

4 comentários:

  1. Fui "iniciado" por uma Ordem Francesa, vestido todo de branco e avental branco; sou convidado constantemente por Loj.'. para participar! Estou em São José do Rio Preto/SP - Pergunto 1° valeu minha iniciação (mesmo sempre estudando o assunto) mas, não frequentando pois eles não tinham Loj.'. ainda? Ou vcs podem indicar uma verdadeira Loj.'. em Rio Preto/SP que seja participante do GOB? TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valério.
      Lamento comunicar que essa "iniciação" de nada valeu para a Maçonaria Regular.
      Acho que você deva procurar por um Maçom reconhecido e expor o seu
      problema.

      Excluir
  2. Valério, como você poderia ser iniciado se eles nem tinham loja ainda?
    Eu fui iniciado em uma espúria, ou seja, não regular, a iniciação foi ate que bem feita, mas com o passar do tempo percebi que não era maçonaria universal, tive que ser iniciado novamente na GLESP e não me arrependo, de verdade, lamento dizer que você não foi iniciado, você so pertencerá à maçonaria se for iniciado pelo GOB, GLESP que são potencias regulares. Procure um maçom regular e exponha seu caso, irão te ajudar. Abraços

    ResponderExcluir
  3. É complicado como alguns IIR.'. ainda têm essa visão de expúrias, gob, gl, o que é ser expúria? É não ser reconhecido pela constituição brasileira, é não ter documentos, e se for contar como "expúria" a gl é uma, pois foram IIR.'. que saíram do gob para formar a nova potência, eu sou do GORB, grande oriente ortodoxo do brasil, pratico a mesma maçonaria que praticava no gob, da mesma forma, é reconhecida pela legislação brasileira, pagamos nossos impostos, somos uma potência "independente", hoje temos o goirj, que o gob acabou reconhecendo por estar crescendo muito, enfim, também o gob não tinha tratado com a gl, passou a ter depois de tempos, fico triste ainda com alguns IIR.'. por certas palavras, tem mais orgulho e vaidade do que o que querem dizer com "expúria", aliás, muitos dizem mas são como "macacos", não sbem nem o que significa, mas não tenho raiva nem discuto, tenho hoje pena, pois se os pensamentos mudassem com certeza estaríamos mais fortes, pois a maçonaria é universal e o universo é a nossa OF.'. portanto o importante é estreitarmos os laços de fraternidade que nos une como verdadeiros IIR.'. tenho certeza que um dia chegaremos a esse amadurecimento, um T.'.F.'.A.'. aos que me reconhecem como tal e aos que também não me reconhecem e Ir.'. Valério, maçonaria é feita em loja, iniciação é feita em loja, não existe maçonaria virtual nem muito menos iniciação à distância, procure como os IIR.' reconhecidos por mim falaram, veja um mestre maçom ou uma loja e faça sua proposta ou explique pessoalmente sua situação e seu desejo para se afiliar à ordem, saúde e paz meu amigo, já ia me esquecendo, meu nome é Marcelo da Conceição de Oliveira Costa, email: olivacosta2000@yahoo.com.br!!!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares