ACÁCIA SÍMBOLO DA IMORTALIDADE





A Crença da imortalidade da alma tem sido considerada sempre como um dos dogmas mais fundamentais da Maçonaria. Os filósofos antigos não concebiam que poderia transformar-se a alma, quinto elemento segundo os índios e os Egípcios, e declararam-na imortal.

Em certo grau da Maçonaria, a imortalidade se simboliza por um ramo de Acácia. A Acácia é uma planta consagrada como símbolo das cerimônias espirituais. Alguns a confundem erroneamente com a cássia. Este erro tem sido cometido até por escritores ilustres.

A Acácia, na antiguidade, era estimada como árvore sagrada. Crescia abundantemente nas cercanias de Jerusalém, onde se encontra até hoje, sendo muito comum e conhecida. O mundo moderno a usa para fazer a goma arábica. Da Acácia, Moisés ordenou que se fizesse o Tabernáculo, a Arca da Aliança e os demais adornos sagrados.

Com esses antecedentes não é de estranhar que os primeiros Maçons, ao tomarem conhecimento da história de Israel, adotassem a planta sagrada, a Acácia, como símbolo de uma importante verdade moral e religiosa. No sistema místico, a Acácia além da Imortalidade da alma, também simboliza a inocência.

Assegura-se que os antigos substituíram pela Acácia todas as outras plantas, porque acreditavam que ela era incorruptível e não estava exposta aos ataques de insetos e outros animais, simbolizando assim, a natureza incorruptível da alma.

Em resumo: A Acácia é o símbolo da imortalidade, da inocência, da incorruptibilidade da alma, sendo este simbolismo de caráter peculiar e pouco comum que não depende da relação entre o simbolismo ou a coisa simbolizada, e sim do duplo significado da palavra.

 Ir.'. Rubens Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...